TREKKING EM IBITIPOCA

IMG_0954 IMG_6513

Bom… Já estive algumas vezes no Parque Estadual do Ibitipoca mas havia tempo que eu não ia exclusivamente para caminhadas. Não lembrava a sensação de liberdade e de conquista que se sente ao conseguir chegar nos locais mais longínquos do Parque. Super indico! Então venham que irei contar a vocês todos os lugares que estive.

Chegar em Ibitipoca do Rio são mais ou menos 4 h de viagem. A estrada BR-040 que chega até Lima Duarte é uma ótima estrada, em compensação tem 3 pedágios de R$9,00 cada, na ida e na volta. Quando saímos da BR e pegamos a RJ-246 (acho) em direção a Lima Duarte, que começa a complicar. Essa RJ é boa mas é mão e contra mão e os caminhões não são os mais educados diga-se de passagem, ainda mais na madrugada como costumo ir. Lima Duarte fica há uns 30 min de Juiz de Fora.

Deste ponto da BR-040 indo por Lima Duarte leva-se em torno de 1:30h até Conceição de Ibitipoca. Conceição de Ibitipoca fica há 30 km de Lima Duarte município ao qual pertence, de pura e doce estrada de barro com algumas partes com pavimento que parece um paralelepípedo.

Estrada só para os fortes, e olha que já foi bem pior. Essas partes com pavimento são somente nas partes mais íngremes e não acredite no sorriso de um gato, quando você menos espera surge ele: Um buraco!

Dessa vez me hospedei na Repousada. Um preço ótimo super perto do Centro. São chalés para até 4 pessoas. Se liga na 4a cama que é em cima da 3a cama, como se fosse uma ponte, quando está sendo usada ela abaixa, então se tiver alguém com sensação claustrofóbica não dá para 4 num chalé.

Outro ponto de atenção, não aconselho a pessoas com alergia. Minha amiga quase morreu lá, apesar que tinham mais 2 alérgicas que não sentiram nada, mas os chalés e cobertores tem muita poeira acumulada. O café da manhã é sensacional! E a localização também, super perto do centro. O preço foi ótimo pagamos cada uma num chalé triplo R$270,00 para os 4 dias. Tem uma piscina e um salão de jogos fantásticos. Eu super indico a pousada mas não sou alérgica.

Da outra vez fiquei na Pousada Mãos de Maria. Também super limpa, café da manhã bem gostoso mas é mais simples e não tem piscina. Super indico para pessoas que querem ficar bem mas com preços mais barato. Eles são super bons de jogo para grupo no mesmo quarto. Também tem uma localização maravilhosa dentro da cidade. Não tem estacionamento, tem que parar na rua em frente, mas não tive problemas com isso.

Parque: Durante a semana são permitidos a entrada de 300 pessoas/dia e custa R$10,00 por pessoa e estudante paga meia. Carro custa R$20,00. Final de semana são permitidos 800 pessoas/dia e custa R$20,00 por pessoa e estudante paga meia. Carro não sei se aumenta pois não consegui entrar em nenhum dia do feriado, só no 1o. dia pois chegamos às 10:30h e as vagas já estavam lotadas. São 50 carros dia e não adianta chorar para entrar que eles não deixam, só deixaram um amigo meu entrar por que a esposa estava grávida e ele estava com a mãe. Então se quer estacionar dentro do Parque precisa acordar cedo.

Comida: Os restaurantes de comida a quilo são os melhores, mas normalmente já estão fechados quando agente chega do Parque. Comi em alguns bons mas não anotei o nome. Tem um ótimo na frente da Igreja do Rosário que é a quilo e é comida mineira, na frente da ladeira que desce em direção ao Shopping. Tem um quilo que fica aberto até mais tarde na frente do Ibitilua, mas eu não comi lá. Tem um pastel super gostoso no Shopping que vale a pena. É, acreditem! Tem shopping em Ibitipoca e pior… É o único lugar hoje em dia que fica aberta com uma certa night.

Em falar em night para os amantes da madrugada, após encerrar todos os locais no centrinho, existe a possibilidade de ir no Bar da Firma, um bar super alternativo que só abre na madrugada. E acredite, só abre na madrugada, mesmo que todas as informações sejam contrárias a essa, ele só abre na madrugada. Vi várias pessoas voltarem e dizer que estava fechado. E depois ouvia alguém dizer que esteve lá.

Passeios no Parque (The Best)!! Existem 3 roteiros: Circuito da Águas 5km; Janela do Céu 14km e Pico do Pião 10km.

Circuito das Águas

Existem 2 possibilidades de começar o Circuito das Águas: As duas começam em frente ao restaurante do Camping como a maioria das trilhas. Pode começar indo pela direção do Lago dos Espelhos que é a mesma trilha que o Pico do Peão ou começar descendo o paredão de pedras. Eu prefiro começar descendo a ladeira circulando o paredão de pedras por uma simples razão: Essa ladeira pra subir é sinistra de íngreme e eu sempre morro subindo. Isso é uma dica, pode-se começar por ambos os lados. Se for nessa direção você fará: Lago das Miragens; Cachoeira dos Macacos; Ponte de Pedra; Os Mirantes; Lago dos Espelhos; Lago Negro e Ducha. Vamos lá?

Eu fiz ao contrário por preferência de uma amiga e novamente me arrependi kkk Mas foi sensacional como sempre…

Perto do Camping, e não é caminho de nada, fica a Gruta dos Coelhos. Super vale a pena, tem muitas salas esta gruta para os amantes de grutas. Dica do Dia: LEVEM LANTERNA!! Super essencial para desbravar as grutas e tem muito o que desbravar dentro delas. Fantástico!!

Começamos o tour pela visita na Ducha e no Lago Negro. São fantásticos!!

IMG_3631IMG_6446IMG_3630IMG_0950IMG_0949

LAGO NEGRO

IMG_8369IMG_6459IMG_0968

LAGO DOS ESPELHOS

IMG_3642IMG_3645IMG_3649

Próximo passo é a Ponte de Pedra. Existe uma entrada pela Prainha logo que sai do restaurante, mas o ideal é entrar pelo começo da Ponte que fica mais acima, então quando retornar da trilha do Lago dos Espelhos e cair na trilha principal novamente, siga para a esquerda continuando a subir como se fosse para o Pico do Pião. Logo a frente no máximo uns 600m terá uma bifurcação com placas.

PONTE DE PEDRAS

A Ponte de Pedra não tem erro pois é praticamente uma reta com vários mirantes no seu percurso. Leve remédio pra mosquito principalmente se no dia anterior ou no mesmo dia choveu. Protetor solar também! O ventinho é gostoso mas queima! A previsão do tempo era chuva forte para este final de semana e no final do 1o. dia o sol já estava dando “Bom dia” e não sumiu mais… Gratidão pelo ótimo tempo que tivemos!! Tempo ruim só no 1o. dia.

IMG_3656IMG_3660IMG_3668IMG_3667IMG_3674IMG_3676IMG_3669

Nesse Ponto que se localiza quase em cima da Ponte de Pedra, você segue para a Cachoeira dos Macacos. Para retornar da Cachoeira dos Macacos em direção ao camping, você retorna até este ponto e vai em direção a Ponte de Pedra para passar em cima da Ponte e conseguir pegar a trilha para retornar ao Camping. Essa trilha mesmo que eu super indico que não suba por ela, e sim que comece a trilha por ela. Conselho de amiga!

Outra dica importante que descobrimos lá de uma amiga que é guia, pena que só descobri depois de ter feito este circuito. Ao invés de voltar para cruzar a Ponte de Pedra por cima, você pode ir pelo Rio pelas Pedras e passar por debaixo da Ponte. Cara isso deve ser demais! Cruzamos o tempo todo com grupos subindo e descendo pelos rios. E depois segue pela mesma trilha para retornar ao camping.

Esse mirante antes da Cachoeira dos Macacos é fantástico e dá para tirar fotos incríveis.

IMG_3697IMG_3683IMG_3695IMG_0959IMG_3682IMG_3700IMG_3704IMG_3711

Na volta temos outros mirantes divinos…

IMG_3728 IMG_3724 IMG_3725 IMG_3727IMG_3730

LAGO DAS MIRAGENS

IMG_3734 IMG_3733

Agora 550 Mts ladeira acima….Uff!!

2o. Dia

Janela do Céu nos espera… Pelas placas são16 km todo o percurso dando a volta pelo Parque, mas acho que não chega a isso tudo não… Talvez uns 14,5 km…

Preferimos começar a trilha pela entrada perto da portaria do Parque ao invés de começar pela trilha do restaurante do Parque por 2 bons motivos: Encara a pior ladeira logo de uma vez enquanto está mais descansado e as cachoeiras ficam na parte de retorno depois da Janela do Céu sendo compensador depois de andar em torno de 7 km. E também é a parte do Parque mais vazia pois muitos vão e voltam pela trilha do Restaurante e não dão a volta no Parque.

Bom… Olha o que nos espera no 1o. metro de ladeira?!

IMG_3737  IMG_3740

Bom até a Lombada que é o Ponto mais alto do Parque temos uma caminhada “leve” de 3.800 m e para o primeiro atrativo quase 2 km… Então vamos lá, muito o que subir… Em Ibitipoca até quando desce tem ladeira, então prepare-se!!

GRUTA DA CRUZ

GRUTA DAS MOREIRAS

IMG_3795 IMG_3785 IMG_3787 IMG_3793 IMG_3789

Cade a lanternaaaa!!! kkkk

A Gruta dos Fugitivos e a Gruta dos Três Arcos são a mesma gruta, então dica do dia, entre pela mais perto que é a Gruta dos Fugitivos, economiza energia e seus pés!! Você consegue atravessar por dentro dela e sair na outra. Parece que tem água mas não tem pode ir sem medo, pelo menos nessa época do ano kkk. Claro que dá um medinho mas pode ir com fé que é uma experiência muito legal e engraçada.

IMG_3799 IMG_3802IMG_3805  IMG_3811

Vamos avante que ainda não chegou nem na metade da trilha!! Outra dica… Faça com botas apropriadas, fazer esta trilha de tênis dá, claro que dá, mas como o tênis não firma seu pé dentro do calçado e lá o solo é totalmente sedimentar e ondulado e claro com muitas descidas, seu pé no final do dia tá com a ponta dos dedos que não pode encostar no lençol, e doe muito na trilha por essa razão. Acreditem, as descidas são muitoooo pior que as subidas. Você força muito mais seu corpo para não rolar ladeira abaixo kkkk.

IMG_3797 IMG_3816

Ladeira abaixo… Janela do Céu somente há 1.600 m… Chegandooooo!!!

Quando chegar nesta placa abaixo, vá primeiro à Janela do Céu, pois a trilha continua pela Cachoeirinha. Não sabíamos disso então fomos primeiro na Cachoeirinha e depois tivemos que voltar para ir na Janela do Céu e depois retornar a trilha principal passando novamente pela Cachoeirinha.

JANELA DO CÉU

IMG_3833 IMG_3834  IMG_3839 IMG_3836IMG_3838IMG_3835IMG_3848IMG_3843 IMG_3849 Pra mim uma das mais bonitas cachoeiras do Parque, super vale a pena… Mas fica lotada se for num feriado. Mas dá pra curtir se tiver paciência até por que a água é gélida nas cachoeiras e poucos entram na água então é só esperar um pouquinho que daqui há pouco esvazia. Mas é linda!!

CACHOEIRINHA

Linda e ótima para tomar uma ducha, doe até a cabeça… Muito maneira!!

IMG_3821 IMG_0953 IMG_3823 IMG_3826 IMG_3829 IMG_3828

Depois disso… Pé na estrada que tá na hora de voltar!!

IMG_3853 IMG_3855 IMG_0948

Na trilha de volta já estava ficando escuro então decidimos deixar a Gruta do Monjolinho que fica no caminho para o dia seguinte. O nome é Gruta mas tem uma cachoeira linda junto. Super vale a visita!!

Começamos esta trilha às 10:30h e chegamos no restaurante do Camping por volta de 17:30h. O ideal é começar um pouco mais cedo até para pegar as trilhas mais vazias.

E para finalizar que ninguém é de ferro….

3o. DIA

PICO DO PIÃO – 10 KM

A trilha começa pelo restaurante do Parque/Camping. E é super bem sinalizada.

Na primeira parte da trilha que é comum a trilha da Janela do Céu, tem uma ladeira de 300 Mts de barro que é sinistra!!! Ela sobe e desce. Já era a 3a. vez que estávamos passando por ela e eu ainda não tinha me acostumado, ela é tão sinistra que a descida é pior que a subida. E pior, você vê a outra ponta que você terá que subir quando ainda nem desceu kkkk.

Então dica do dia… Pare na Gruta do Monjolinho que fica no meio da ladeira para um banho que vai ser muito mais fácil de subi-la independente da direção que você venha.

GRUTA DO MONJOLINHO

IMG_3859 IMG_3857

PICO DO PIÃO

Bom… O que dizer da subida ao Pico do Peão… Até a placa abaixo são 1.000 Mts de intensa ladeira que eu parei umas 5 vezes me perguntando o por que eu fazia aquilo comigo kkkk Mas super vale a pena!!

IMG_3861 IMG_3864 IMG_3866

Sobe um pouco mais e vai encontrar a Gruta dos Viajantes.  Até este ponto você deve ter caminhado em torno de 1.600 Mts, chega morto e encontra esta vista que até esquece…

IMG_3873IMG_3874 IMG_3875

Bom… Esquece até o ponto que se depara com uma pequena escada…

IMG_3881 IMG_3912 IMG_3884 IMG_3888IMG_3890  IMG_3898 IMG_3902 IMG_3906

Essa Gruta é demais!! Super vale a pena cada degrau que desci e claro que subi…

PICO DO PIÃO

Enfim… Chegamos? Ainda não… Olha o que nos espera!!

IMG_3917IMG_3919 IMG_3916 IMG_3922 IMG_3935 IMG_3927       IMG_3931 IMG_3943 IMG_3939

É muita paz, como subimos tarde demos muita sorte só tínhamos nós lá! Paraíso total!! Ouvia-se até nossos pensamentos. Levamos vinho e cachacinha com mel e queijo, um verdadeiro queijos e vinhos! Super recomendo.

Mas recomendo também ficarem de olho nas nuvens e no relógio. Nós começamos a trilha por volta de 13:30h, bem tarde para uma trilha dessas. Chegamos ao Pico por volta de 16h. Os guardas recomendam não ficar no Pico quando tem nuvens negras por causa de raios pois é o 2o. ponto mais alto do Parque e não tem árvores maiores que você lá.

Estávamos começando a nos preparar para descer quando avistamos uma nuvem bem negra não muito longe. Decidimos descer antes do tempo e não havíamos chegado no final da escada do Pico e a nuvem já tinha alcançado agente. A nuvem começou a tomar conta do Pico e nós ainda tínhamos toda a ladeira para descer. E sem lanternas!!

Uma coisa é descer com o sol se pondo mas com o tempo aberto, outra é descer com o sol de pondo mas com uma nuvem mega tampando o céu. Nunca vi uma nuvem chegar tão rápido a um local, isso me fez entender quando agente ouve que o tempo virou repentinamente.

Na trilha do Pico do Pião até chegar ao restaurante no Camping, tem duas situações onde tem que virar no caminho e pegar a direção correta. Fiquei apreensiva de ficar escuro e não enxergarmos a direção nas placas. Cade a lanternaaaaa? kkk Bom aprendizado do dia… Começar a trilha mais cedo ou levar uma lanterna.

Bom, deu tudo certo, chegamos no Restaurante quase 18h e praticamente escuro. Bom, ainda tínhamos que andar até fora do Parque onde o carro havia ficado estacionado, e pior, lembramos que a ladeira de barro não havia sido a última ladeira… No caminho para a portaria do Parque tem outra ladeira sinistra, mas essa normalmente se passa de carro… Mas não dessa vez… kkk

Bom aventura é assim, saímos já noite do Parque mas abriu uma lua crescente linda que iluminou nosso caminho até o carro. Tudo de bom!!

Estarei em Ibitipoca em agosto deste ano para o Ibitiblues Festival, então desta vez vou fazer o passeio 4 x 4 por fora do Parque (R$100,00 por pessoa) que vê a Janela do Céu de frente, para economizar energia e talvez faça um passeio dentro do Parque mas com Guia, acho que pode ser legal até por que sei que dentro do Parque tem várias cachoeiras que não estão no mapa do Parque por proteção canalizando os turistas somente para algumas.

Se precisarem de ajuda procurem a agência da Ana Paula. Existem só 2 agências na cidade, uma fica dentro do Shopping e a dela fica na calçada do Ibitilua que é a mesma calçada que o Shopping, seguindo em direção ao Parque. Aliás quase tudo em Ibitipoca se localiza nesta parte da rua.

Espero que eu tenha ajudado e até agosto com mais aventuras em Ibiti!!!