Image

MALTA – 11 de Maio a 06 Junho – MALTA

CURSO DE INGLÊS

Fui para Malta para estudar 3 semanas de inglês. Escolhi a EC School pois havia um curso intensivo com mais 1:30 h todo dia de aula e o curso era direcionado a pessoas com idade acima de 30 anos. Achei interessante isso pois apesar de eu não ter problemas em me relacionar com pessoas mais novas, ficar 24 h convivendo só com adolescentes estava além das minhas expectativas.

Fechei o curso aqui no Brasil mas é possível fechar direto no site (http://www.ecenglish.com/en/school-locations/malta/learn-english-in-malta) e até indico pois aqui me deram várias informações que quando cheguei lá constatei que estavam erradas ou desatualizadas. Além de ter a comissão da agência aqui que no fundo pouco me ajudou. Aqui você fecha com a STB School então é como se fosse um intermediário que não se responsabiliza por nada, inclusive as informações dadas e na época ainda paguei uma comissão de quase R$400,00.

O curso ocorre semanalmente independente do número de semanas ou meses que você irá escolher. O processo é dinâmico e toda semana pode ter alunos novos em sua turma, ou quase toda a turma pode ser trocada. Toda 2a feira tem a prova de nivelamento de turma para alunos novos, mas ao contrário do que me foi dito aqui no Brasil, é possível fazer esta prova na 3a feira caso seja necessário, você só perderá 1 dia na semana de aula.

Caso você não se adapte a turma, não goste do professor, não goste do horário que você está ou qualquer outro motivo, pode pedir a troca de turma. Normalmente para troca de nível o seu professor tem que indicá-lo ao diretor e dizer que está apto a subir um nível. Os níveis são elementary, intermediate, upper intermediate, advanced e assim vai e cada nível são 4 steps: 1, 2, 3 e 4.

Eu comprei o Curso 30+, então eu tinha 1:30h de conversação a mais além do curso normal. São 3 horários diferentes: Aulas somente pela manhã, e aulas intercaladas manhã e tarde. Minhas aulas a princípio eram 3 dias de gramática pela tarde (De 14:30h às 18:00h) e 2 dias de texto pela manhã (9:00h às 12:15h). Com as aulas de conversação todos os dias de 13h às 14:30h. Pedi para trocar para uma turma que tinha mais aulas pela manhã assim eu podia passear a tarde com mais tempo sem perder aulas. Você pode pedir para trocar o que quiser desde que seja dentro das regras da escola.

O almoço é sempre corrido são 45 min então normalmente come-se algo rápido. Tem um mercado super perto da escola que dá pra comprar saladas prontas, a cantina da escola vende algumas refeições simples mas é mais caro que no mercado. E tem algumas biroscas ao redor da escola.

Existem tarefas extra curriculares como palestras, cinema, visitas etc É só colocar seu nome na ficha da atividade extra curricular que lhe agradar na biblioteca. Bom tenho que assumir que participei de algumas somente na 1a semana pois na 2a e 3a acabei usando meu tempo livre para conhecer a ilha que a princípio parece pequena, mas tem muita coisa linda pra ser vista.

O curso incentiva as festas, todo dia tem alguma festa ou passeio pra fazer. Tem alguns eventos que são bem interessantes fazer através da escola pois tem o conforto do ônibus, é mais uma forma de integrar com os outros alunos, tem os guias e a comodidade, mas outros definitivamente se você for uma pessoa safa não vale a pena pagar por ele.

Logo ao chegar na primeira 2a feira você faz a prova pela manhã e logo depois já recebe o resultado com a turma e sala que você irá participar. Tem uma dinâmica para integrar os novos alunos e o diretor ministra uma palestra dando todas as informações referente as aulas e as atividades extra curriculares. Em relação aos passeios e festas toda 2a feira na secretária que se localiza no térreo do prédio principal sai a listagem das atividades extra classe dos passeios para aquela semana, é só pegar o schedule ver o que lhe agrada e pagar. Cada semana tem uma lista nova.

Existem 2 tipos de atividades extra curricular: As atividades de estudo extra classe que você escolhe na biblioteca como filme, palestras, livros etc, e as atividades extra classe de passeios e festas que você compra na secretária no térreo. Alguns tem número limite de participantes então fique ligado.

Bom, vamos a algumas informações básicas antes de falar dos passeios. Malta é uma Ilha que se localiza no meio do Mediterrâneo, e é um país. Não é ligada a Europa como muitos pensam. Malta está inclusa na zona do Euro e por isso sua moeda local é o Euro.

Em Malta o transporte é público e super funciona. Você paga E$1,50 e pode rodar a ilha toda entrar e sair de quantos ônibus quiser até às 21h. Das 21h às 6 da manhã tem que pagar a tarifa noturna que é a mesma só paga outro bilhete que funciona da mesma forma, e nem todas as linhas funcionam a noite toda. Tem bilhete de 6 dias. Cuidado pra não perder, não era difícil achá-los no chão dos ônibus.

O preço dos bilhetes válidos para mais de 1 dia é o mesmo mas dependendo da linha super vale a pena pois o ônibus fica lotado e se o motorista decidir que ele vai embora, ele fecha a porta e acabou, não tá nem ai se você ficou dentro e seu amigo ficou fora, se existia uma fila do lado de fora. A paciência e a educação com o turista não é a melhor característica dos motoristas de ônibus lá, cuidado eles mordem.

Lá vende um mapa com a rota dos ônibus, com o tempo fica fácil decorar, mas no início é importante saber as baldeações. Malta é constituída por 3 ilhas: Malta, Gozo e Comino. Malta é a maior Ilha, sua capital é Valeta. Linda cheia de história para contar.

Outra forma de conhecer a ilha são os ônibus de CitySightseeing. Existem 3 linhas, cuidado pois uma delas só tem ônibus velho e o horário de término é antes do que das outras. O ideal é pagar o original mas eu não indico muito a menos que não vá ficar muito tempo na ilha. O transporte público faz as mesmas rotas por E$1,50 dia. Os ônibus de Sightseeing acabam cedo, o ultimo ônibus normalmente volta em torno de 16:30 h e nunca dá tempo de parar em todos os pontos pois as rotas são grandes para serem feitas em 1 dia.

IMG_1620

Não acho que valha a pena, além de serem lotados e novamente os motoristas serem super mal educados. É uma guerra conseguir entrar no ônibus nas paradas mais turísticas. Outra dificuldade é descobrir se o ônibus que está vindo é da sua empresa, os turistas se amassam na porta dos ônibus. Eles tem 2 rotas a vermelha e a azul. Cada rota custa E$20,00 dia ou E$37,00 por 2 dias.

A escola te dá um cartão de celular você só precisa colocar crédito que pode ser de E$5 ou E$10. A internet custa E$5,00 mas fica ilimitada por 30 dias.

Hospedagem – Eu contratei 2 semanas em casa de família e a última em flat dividindo o quarto, esta última não tinha refeição alguma e eu dividia o quarto com mais 1 menina mas eram 2 quartos no flat. Na casa de família está incluso café da manhã e jantar. Se não gostar peça pra trocar.

Eu não me adaptei na primeira casa de família, tinha regra pra tudo, não podia tomar banho entre 21h e 6h, a senhora dava esporro na gente como se fosse criança, enfim não deu certo. Fui para uma outra muito melhor, amei.

Lá é uma ilha, então água é bem caro, por isso talvez a situação de controlar a água, mas vai falar isso para brasileiro. Chegava suada das festas, decididamente não rolou.

A  maioria das casas tem aquecedor solar, muito legal. Entendo que a luz também deve ser cara.

IMG_1521 IMG_1523

Olha a vista da varanda do flat, tava mal não… St George´s Bay há 1 quarteirão de Paceville e longe do barulho. Dica importante: Flat dentro de Paceville pode ser roubada pois se for muito em cima das boites, não se consegue dormir por causa do barulho, e poe barulho nisso, no máximo arredores de Paceville.

IMG_5171 IMG_5172

Nessa praia tem vários bares legais, não lembro o nome mas é fácil de achar. Um fica extamente na esquina do lado direito olhando para a praia vindo de Paceville, inclusive é uma cadeia tem vários por Malta. Rola boite às 6as feiras. E do lado esquerdo no final tem um restaurante brasileiro com tudo que temos direito e o dono é um fofo. Super vale a pena.

Bom, hospedagem em casa de família foi no mínimo emocionante. Acho que para adolescente que mora com os pais é a melhor opção, para uma pessoa que tem sua própria casa e está acostumada com sua individualidade, indico fazer um esforço e ficar sozinho em um quarto alugado ou flat.

Quando escolhi Saint Julians ao invés de Sliema, as indicações aqui eram que Sliema era um pouco mais afastada e era um local com vários restaurantes mas a night mesmo era em St Julians. Escolhi claro St Julians. Vou dar minhas opiniões sobre.

Em St Julians se localiza Paceville uma rua que só não funciona entre 6h e 11h da manhã o resto, bomba de alguma forma. É uma rua com várias boites e bares que funcionam a noite inteira. Parece que você está em Vegas, por isso a famosa frase “O que acontece em Malta, fica em Malta”. Para quem gosta de festas e night lá é o local.

Então, St Julians começa em Balluta Bay.

IMG_1505

IMG_1341 IMG_4457

 Percorre a costa até Paceville cruzando o calçadão passando por St Julians Bay. IMG_1495

Em St Julians Bay há vários restaurantes mais requintados é só escolher e entrar. Super indicaram o Gululu de comida mediterrânea, disseram que o coelho de lá é fantástico. Fui no restaurante ao lado, o coelho não estava tão bom mas a vista é fantástica, super indico para um jantar romântico.

IMG_1517

Essa costa deve ter no máximo 1 km, mas é onde as coisas acontecem tirando Paceville. Ótimo calcadão para correr.

A Escola fica um pouco atrás de Paceville para o lado contrário do mar. Quando você escolhe St Julians você pode ficar em qualquer lugar e isso pode acarretar alguns contrapesos.

Minha primeira casa era em uma rua subindo por trás da Balluta Bay, dava uns 15 min a pé até a escola. Para mim que todo dia ia para Paceville não era o local mais confortável além de ser uma rua bem escura para andar a noite. No calcadão não vi problema de segurança, mas esta rua me dava calafrios, temos que pensar que Malta é um país árabe mesmo com tantos turistas e que a cultura deles é diferente da nossa.

Dividi o quarto com uma Romena, bem gente boa. A dona não deixava agente usar a cozinha, só ela podia cozinhar. O jantar era servido às 19h e não podia ter atrasos. Quando ela me proibiu de tomar banho a noite quando chegava das festas, não preciso dizer que deu confusão e pedi para trocar de casa e a Romena foi comigo, pois já estava tendo confusão com ela também.

Fomos para uma casa super nova de um casal com dois filhos, a dona da casa era Romina, uma fofa. Amei a troca. O habito de comida deles é um pouco diferente do nosso. Frios e queijos de um modo geral são caros então eles não tem muito costume de servir, eu comprava a parte para meu uso. Lá é comida mediterrânea então é muita batata, pimentão,  ervilhas, abobrinha e berinjela, esses são os legumes que eles costumam comer.

Em Balluta Bay existe um ótimo restaurante se você quer algo mais requintado, se chama Barracuda o ideal é reservar antes para conseguir uma mesa perto da varanda para apreciar a vista. O restaurante é esse prédio na esquina da Baía depois da Igreja indo em direção a Sliema. Comece a imaginar a vista pois é surreal. 194/195 Main Street, St Julians. Tel. 2133-1817. http://www.barracudarestaurant.com.

IMG_1512

Um restaurante que a comida é uma delícia e o preço é bom custo benefício é o The Avenue, se localiza em uma rua perto de Paceville.

IMG_1740

Em Malta são poucas as praias que tem areia e normalmente são praias produzidas, lá o banho de sol é na pedra. Informação importante para olhar no mapa se quiser ir a uma praia que tenha areia.

Só ia à Sliema quando estava indo para Valetta ou para fazer algum passeio de barco, do contrário nem cheguei perto. A minha impressão é que Sliema é mais família em vez de night e festas.

VALETTA

Valetta é a capital de Malta, super histórica e tem o melhor sorvete do mundo. Para ir a Valetta de St Julians ou Sliema o ônibus é o 13 e 14, e na hora do rush é mais fácil e rápido ir andando do que dentro deles. Na hora do rush, você entra pela porta de trás e/ou da frente dependendo do bom humor do motorista mas pelo caminho pode entrar algum fiscal e pedir seu tíquete e se não tiver ele te bota pra fora. Vi acontecer por isso acredite, se não quer passar vergonha, pague o tíquete.

Valetta foi a nova cidade fortificada construída para proteger a Ilha que era reconhecida pelo seu forte ponto estratégico dentro do Mediterrâneo. A primeira pedra foi posta em 28 Março de 1566.

Comecei a visita pelos Jardins que ficam no final da cidade de frente para o porto e as outras cidades da Ilha.  H. Ganado Gardens. Lindo!! Super vale a pena ir. Do terminal de ônibus segue para a direita por trás da entrada da cidade.

A entrada da cidade começa aqui

IMG_4944

IMG_1681IMG_1680IMG_1679 Banco Central de Malta

IMG_1682 Auberge de Castille

IMG_1704 Upper Barraca Gardens

IMG_1685IMG_1691 IMG_1686

Ao meio dia tem saudação com o canhão diariamente no Upper Barraca Gardens.

IMG_1693

IMG_1692 Vista das 3 Cidades, muito famosas em Malta que a história vem depois.

Indo para a cidade tomar o melhor sorvete do mundo…

IMG_1676

IMG_1678 Fica na Rua principal de Valetta. Delicinha!!

Minhas visitas em Malta se dividiram por 2 ou 3 vezes pois eu não queria perder as praias então ia após a aula ou após outro passeio mas em 1 dia se consegue conhecer tudo.

Malta tem alguns museus e muitas igrejas, não visitei todos, só os mais impostantes.

Malta Experience

Malta Experience é um filme de 30 minutos sobre Malta e sua história. É bem interessante como história e também para treinar seu inglês. Você assiste a um filme e depois está incluso um passeio ao Knights Hospitallers que é bem legal também, dura em torno de 20 min o passeio.

IMG_4966

Knights Hospittalers

Muita coisa em Malta é escrito em Francês pois apesar de ser uma Ilha da Inglaterra por muitos anos Malta esteve sob o domínio Francês, aliás nunca tinha sabido de um lugar com tantas invasões, bombardeios e guerras.

Malta está localizada no Centro do Mediterrâneo entre a Europa e o Oriente Médio, então sempre foi um ponto cobiçado por ambos os lados por ser estrategicamente importante pois era usada de depósito de material bélico assim como reposição de comida e outros bens necessários. Foi bombardeada muitas vezes nestes séculos de vida.

O Malta Experience se localiza quase que na entrada do Fort St. Elmo.É só seguir a L-Ifran que é a rua principal de Valetta e no final dobrar à direita e descer. Fica entre o forte e o Second World War Memorial.

Knights Hospittalers

IMG_4974

A enfermaria dos soldados se localizavam no 1o. andar, e essa enfermaria só tratava doenças curáveis e ferimentos de guerra. Cada cama ficava ao lado dessas portas e não se sabe ao certo para que essas portas eram usadas, se eram usadas como sanitário ou para guarda de objetos pessoais. A parte do fundo desse prédio foi bombardeada e reconstruído exatamente como era.IMG_4969

No subsolo ficavam os Reis e Comandantes.

IMG_4977

Esse salão era onde a realeza ficava quando estavam doentes ou feridos de guerra e cada vão desses constava o brasão de sua família em cima. Os soldados ficavam no piso superior e dividiam de 3 a 4 soldados por cama. Hoje estes salões são alugados para festas e casamentos. Antes eles eram a cocheira dos cavalos.

IMG_4981

Tem um auditório no prédio que antes eram os jardins.

IMG_4975

Ao redor em Valetta indo em direção ao Second World War Memorial.

IMG_5006IMG_4983IMG_4984IMG_4994

IMG_4987IMG_4995

IMG_4997IMG_4993

IMG_4990

IMG_5004

E outros prédios em Valetta e retorno para casa.

St Paul´s Anglican Cathedral = Carmelite Church

IMG_4957IMG_4958IMG_4959 IMG_5005 As ruas em Valetta são tão apertadas que muitas vezes não conseguimos tirar fotos da frente dos monumentos.

IMG_4961

IMG_4947IMG_4948

IMG_4960

The Main Guard ou Grandmater´s Palace & Armony.

IMG_4952IMG_4950

Outros e Ruas

IMG_4956 IMG_5007 IMG_4953

IMG_4949 St John´s Co-Cathedral

IMG_4946 IMG_4964

FORT ST ELMO

A visita externa ao Forte não paga, paga somente se for ao museu e vale a pena. No final você assiste a um filme de 1:30h onde vai caminhando e vendo imagens por onde passa e assistindo ao filme. Bem legal! São 7 etapas a visitação e a última é o filme. O preço da entrada custa E$7,00.

IMG_5073IMG_5083IMG_5085

IMG_5077

IMG_5081 IMG_5079

IMG_5088IMG_5089

IMG_5096

IMG_5093 IMG_5094 IMG_5078IMG_5098 IMG_5099IMG_5100

Now Go home…

IMG_5105IMG_5101

IMG_5110 IMG_5109IMG_5114 IMG_5113

Direto do túnel do tempo para uma ótima boa noite.

Quer conhecer mais sobre Malta, visite os demais posts….

 

 

 

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s