Image

ISLAND OF COMINO (MALTA)

COMINO

IMG_1815

O que dizer de Comino se não que é o paraíso dentro do oceano. Pena que a quantidade de turista e barcos é diretamente proporcional a sua beleza.Mas faltam adjetivos para descrever esse paraíso que tive a sorte de conhecer.

A água é bem fria apesar do sol quente. Existem várias formas de se ir à Comino e a mais barata é a de transporte Público, pelo famoso 222 mas quem leu meus posts anteriores já sabe que a volta será uma grande aventura.

Outra opção é ir até a Praça, que na realidade é um jardim ou um parque, entre as ruas San Gorg e a Ross em St Julians. Ele fica entre a Spinola Bay e a Paceville. Fácil de achar. Neste jardim fica um monte de guia inclusive do Sightseeing Bus vendendo pacotes. Pode comprar uma excursão. Não chequei essa opção por isso não sei o preço e as regras para passar.

Outra opção que não fiz mas me arrependi demais, foi a de ir de Fast Powerboat, um barco mega veloz que vai em 45 minutos. Sai de vários lugares mas é um passeio de dia inteiro. Sai às 10:30h e retorna por volta de 16h. Custo varia mas cheguei a ver entre E$30,00 e E$45,00 por pessoa. O de E$30,00 foi com um cara que fica numa banquinha na Baia atrás de Paceville, na Saint George´s Bay. O nome é D1 Water (www.d1watersports.com).

IMG_1741 IMG_1742 IMG_1744 IMG_1745

Rola um futebol no final de tarde na St George´s Bay, outra curiosidade é que é uma praia construída, às 2as feiras ela fecha para limpar e repor a areia. Bom vamos voltar ao que interessa… Comino.

Algumas agencias oferecem Gozo e Comino junto, eu não acho legal, Comino realmente fica a caminho de Gozo mas em 1 dia não consegue curtir nenhum dos dois, só sugiro fazer isso se tiver com escassez de tempo. A escola também oferece passeio à Comino que depois que fiz vi que pode ser uma ótima opção pelo conforto do transporte.

Outra opção foi a que eu fiz e creio que a mais cara. Fui depois da aula e de táxi, paguei a ida E$40,00 até Marfa, que é o porto que agente pega o Ferry até comino. Levou cerca de 45 minutos até lá, de ônibus creio que levaria em torno de 1:30h ou mais.

O Ferry oficial  tem horários de 9 às 16:30h para ir e de 9:30h às 18:00h para retorno, mas cuidado esse horário é na alta temporada no verão, no inverno este horário é mais restrito. Como lá anoitece tarde por volta de 20:30h, conseguimos pegar o Ferry de 15:30h e retornamos no último de 18:00h. Custa E$10 ida e volta.Informações: info@cominoferries.com / http://www.cominoferries.com. Tel: 9940-8294/9983-5766.

MARFA

IMG_5122IMG_5126

Algumas vezes, o Ferry para em Cirkewwa para pegar algum passageiro que esteja lá.

IMG_5128

O caminho não deixa a desejar, também é lindo e leva em torno de 30 min até Comino.

IMG_5149IMG_5154

Impressionante como a cor da água se transforma quando se chega ao destino e fica com uma cor azul cristalino.

Para banho é um só local que não tem muito espaço, as pessoas se apertam mesmo nas pedras, mas você pode atravessar para uma ilhota que tem do outro lado. O problema é que você atravessa um percurso de não sei, talvez uns 50 metros com água no peito e gelada e tem que carregar tudo seu na cabeça. Se tiver esperto leve um saco plástico grande, vai facilitar e diminuir suas preocupações. Fica uma fila indiana, mas lá tem bem mais espaço.

IMG_1822

Se liga no retorno, novamente tem que ficar esperto qual a companhia que você comprou o tíquete e confirme as informações antes para não ficar preso na ilha e ter que pagar outro frete. Fica uma fila enorme para voltar e todo mundo quer voltar nos últimos barcos. Decore o barco que você veio para facilitar. No retorno você mostra o seu tíquete ao barqueiro e com isso não terá nenhum problema.

IMG_5157

Os bares ficam no morro como quiosques na praia. Tem de tipos variados mas tudo lanche rápido ou comida com cara de tipo congelada.

IMG_1821IMG_5161Caso tenha tempo sugiro caminhar pela ilha, é grande e precisa de tempo, mas a vista é fascinante e o calor também. Prepare-se!

IMG_1820

 IMG_1824

IMG_1849IMG_5170

A volta fizemos de ônibus normal e tivemos que andar até Cirkewwa para conseguir pegar o famoso e odiado 222. Foi a melhor opção pois já tinha passado uns dois 222 sem sucesso de parar. Levando em consideração que o 222 passa de 20 em 20 min durante a semana.

Nos pontos de ônibus tem as placas com todas as linhas que param naquele determinado ponto e seus horários. Ajuda bastante para calcular o tempo de espera e principalmente nos finais de semana que os horários entre os ônibus aumenta, escasseando ainda mais a quantidade de ônibus, independente se aumenta a quantidade de pessoas, crescimento desproporcional total!

Mas tirando isso, Comino é o paraíso na terra!!

Leave a Reply

Please log in using one of these methods to post your comment:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s